N'água e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.

"Entre o ser e as coisas"
Carlos Drummond

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Citação: Eckhart Tolle

"A verdadeira riqueza é a radiante alegria do Ser e a profunda e inabalável paz que dela advém."

O poder do agora
(1997)

Eckhart Tolle
(1948- )

_________________________________________________________________

A "radiante alegria do Ser" é a única sobre a qual temos total controle, pois depende de uma atitude pessoal, independente de qualquer circunstância.

Quando cultivamos essa alegria, somos mais produtivos e realizados, encontrando vitalidade no trabalho e nas relações, tendo maiores chances de alcançar tanto a riqueza proposta por Tolle, quanto a prosperidade material.

Ela pode proporcionar o vigor, a energia, a força e a coragem para dar passos para a construção de uma sociedade mais fraterna, com uma distribuição mais equilibrada de recursos e valores, na busca de bem-estar e qualidade de vida para todos.

A alegria e a paz profunda e inabalável podem ser encontradas, dentro de cada um de nós, quando conquistamos o poder de orientar as nossas próprias emoções e pensamentos, através do autodomínio e da serenidade. Exercendo esse autodomínio, elas podem ser alcançadas e estabilizadas, desde que haja prática, confiança, comprometimento e paciência.

Deve ser lembrado que vivemos em uma realidade em que o movimento é constante, o que torna a estabilidade sempre relativa. O que podemos fazer é tornar as flutuações mais suaves, adquirindo um estado de espírito habitual, firme e equilibrado.

É preciso, também, respeitar a escolha de cada um. Não há obrigação nenhuma para todos seguirem o mesmo caminho. Existem muitos caminhos, e a liberdade de se sentir e se expressar como se deseja é um direito inalienável, nos limites da ética e do respeito.

Nenhum comentário: