"Deveríamos ter seriedade de propósito, e ao mesmo tempo uma atitude de serenidade relaxada e feliz."
Pensamentos para aspirantes ao caminho espiritual.
N. Sri Ram
- Capítulo XX
_________________________________________________________________
A "seriedade de propósito", que (na minha interpretação), poderia ser traduzida como firmeza, assertividade e foco, teria seus objetivos prejudicados, caso o nervosismo e a irritação a acompanhassem.
Muitas vezes, agimos sob o domínio da raiva e da agitação emocional, e isso acaba dificultando a realização dos propósitos que almejamos.
A serenidade ajuda a mente a pensar melhor, a raciocinar com mais precisão, a ver com mais clareza a amplitude e a complexidade das questões, oferecendo a possibilidade de fazer análises e reflexões a partir de várias perspectivas.
É com clareza e equilíbrio que as melhores decisões são tomadas. Ter o domínio das próprias emoções permite que as ações sejam mais efetivas, pois podem ser executadas a partir de bases e argumentações mais sólidas.
O pensamento raivoso dá margem a buracos na consistência das afirmações, e leva a ações que mais destroem do que constroem, contribuindo pouco ou nada para a evolução dos indivíduos e da sociedade.
- Que possamos ser uma sociedade mais serena, equilibrada e respeitosa à diferença. Essas são qualidades que fortalecem argumentos e ações, contribuindo para o diálogo produtivo e para construir bases mais justas e eticamente harmônicas para as interações coletivas, fluindo firmemente para a melhora permanente das condições de vida de todos.