N'água e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.

"Entre o ser e as coisas"
Carlos Drummond

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O homem que congelava McDonald's

Após anos hackeando emails de figurões do mundo financeiro, Jorde Torres amealhou uma fortuna considerável com aplicações na bolsa. Tamanho foi o seu sucesso que pôde criar três empresas, eventualmente vendidas, que revolucionaram a tecnologia de redes, ampliando o escopo de possibilidades de interação de computador para computador.

Mesmo abandonando o mundo dos negócios, Jorde continuou ativo na espionagem. Mandava emails falsos, adulterava páginas, contaminava redes, transferia vultosas somas, fazia justiça com as próprias mãos. Assim ele justificava suas invasões, enxergando-se como o Robin Hood da cibercultura.

Certa vez, numa de suas leituras de rotina, deparou-se com uma informação catastrófica. A rede de lanchonetes McDonald's estava prestes a declarar insolvência.

Jorde possuía muitas virtudes, mas o comedimento não era uma delas. E ele era louco - até então, apenas figuradamente - por aqueles hambúrgueres. Big Mac, Quarterão com Queijo, McChicken, McMax, McNífico Bacon, mesmo os simplórios hambúrguer e cheeseburger, o infame McFish, e, obviamente, as batatas fritas.

O desespero e o terror que se apoderaram do espírito de Jorde naquele fatídico instante não podem ser descritos. Insone, varou a madrugada rezando, embora se dissesse ateu, chorando, gritando, chutando portas e quase quebrando o dedão no processo.

Foi quando abandonou qualquer esperança que, com o Sol nascendo, teve uma ideia brilhante. Compraria um freezer. Não. Um não bastaria. Ele precisaria de muitos. Como o dia que nascia era uma terça, o nosso herói foi logo pegando os classificados. Optou por um galpão na zona oeste e outro na zona leste, para que, num eventual apagão, pelo menos um deles se salvasse. Encomendou trezentos freezeres. Um mês depois, já acumulava mais de dois mil sanduíches congelados.

Jorde estava feliz. Podia comprar dúzias de sanduíches por dia, até que a lanchonete sumisse definitivamente do mapa. Desafiando o destino, sentia-se acima da morte.

Teve início, então, mais um capítulo de suas brilhantes ideias: uma pirâmide-freezer, armazenando hambúrgueres para a eternidade.

Nenhum comentário: